Dieta Bodybuilding: Dicas para Montar a Dieta Perfeita!
Se você é amante da musculação e, a partir disso, pretende transformar o seu corpo, nós temos uma ótima notícia. Neste conteúdo, vamos falar sobre dieta bodybuilding, uma estratégia ideal para ganhar volume e definição muscular.
E tudo isso, claro, com toda a saúde e segurança que o seu corpo necessita.
Então, curioso (a) para saber todos os detalhes? Continue por aqui e aproveite as dicas da Betta Suplementos!
Dieta bodybuilding: O que é e quais os objetivos?
Primeiramente, vale comentar que o termo “bodybuilding”, em tradução livre, significa musculação. Isso por si só já dá uma pista de como é a dieta em pauta, não é mesmo?
Pois bem!
A dieta bodybuilding tem o objetivo fazer de fazer a pessoa diminuir o índice de gordura e, principalmente, aumentar o volume de massa muscular.
Ou seja, o foco desse tipo de alimentação é proporcionar mais volume e definição de toda a musculatura do corpo. Por isso, é tão comum ver, por exemplo, fisiculturistas seguindo a dieta bodybuilding.
Dieta bodybuilding: principais diferenças
Quando falamos em dieta, muita gente associa o termo à ideia de comer pouco. Mas, na prática, não é bem assim que funciona.
A dieta para fisiculturistas deve ser focada em uma boa quantidade de proteínas, pois é isso o que vai ajudar o músculo a se recuperar — após os exercícios — e, assim, crescer e ganhar definição.
Mais uma diferença é que os praticantes desse tipo de dieta devem seguir os horários de refeições rigorosamente.
Essa disciplina mantém o metabolismo acelerado, o que é crucial para perder gordura e, ainda, ter mais energia para treinar.
Outra diferença da dieta para bodybuilding é que cada pessoa deve consumir uma quantidade exata de calorias.
Quantas calorias um bodybuilder gasta por dia?
Falando em quantidade de calorias, fica a dúvida: quanto ingerir por refeição ou por dia?
Normalmente, o cálculo é feito por dia mesmo. Mas, não é possível estabelecer um padrão para todas as pessoas.
A quantidade de calorias depende do biotipo, necessidades e objetivos de cada um. Sendo assim, o melhor a se fazer é procurar orientação de um nutricionista.
Alimentos indicados para dieta bodybuilding
Nesse caso da dieta bodybuilding, o ideal é consumir alimentos com poucos carboidratos e maiores quantidades de proteínas.
A seguir, nós vamos deixar algumas dicas gerais. Lembrando que as especificações sobre quantidade de calorias ingeridas e horários de refeições são variáveis.
Tudo depende das necessidades, objetivos e rotina de cada pessoa.
Dito isso, confira quais alimentos são interessantes para a dieta:
- ovos;
- frango;
- carne bovina;
- carne suína;
- batata-doce;
- brócolis;
- arroz integral;
- nozes;
- amêndoa;
- amendoim;
- ricotta fresca;
- lentilha;
- banana;
- melancia;
- abacate.
Fases da dieta bodybuilding
Fisiculturistas e simpatizantes desse estilo de vida, certamente, já ouviram os termos: bulking e cutting. Ambos significam fases da dieta para ganhar e definir músculos.
Veja mais detalhes sobre cada etapa:
Bulking
Quando falamos que uma pessoa está em bulking, isso significa que ela está consumindo mais proteínas. Já o objetivo é ganhar o máximo de massa magra possível.
Cutting
O cutting, por sua vez, tem como objetivo fazer a pessoa “secar”, ou seja, eliminar gordura. Isso sem perder a massa magra.
É um processo muito comum, principalmente, dias antes de fisiculturistas participarem de campeonatos. Afinal, os músculos precisam ficar mais aparentes, o que conta ponto na disputa.
Suplementação ideal para o competidor bodybuilder
Além de uma dieta bem estabelecida e seguida à risca, existe um outro apoio para quem deseja ganhar mais massa muscular. Estamos falando dos suplementos à base de proteínas.
Na Betta Suplementos, é possível encontrar diversos produtos voltados ao ganho de massa magra.
A seguir, deixamos algumas opções para você. Confira:
1. BCAA
O primeiro suplemento alimentar é o BCAA. Ele auxilia no processo de desenvolvimento e definição muscular, uma vez que conta com aminoácidos essenciais (leucina, valina e isoleucina).
2. Creatina
A creatina também trata-se de um aminoácido. Uma curiosidade é que esse componente é produzido pelo organismo (por meio da ação de rins e fígado).
Mas, as quantidades ainda não são suficientes para suprir as necessidades da dieta bodybuilding. Então, a saída é suplementar a alimentação.
3. Glutamina
A glutamina também é um tipo de aminoácido. Sendo assim, o suplemento auxilia na recuperação e desenvolvimento dos músculos. Sem contar que ele fornece mais energia e, ainda, ajuda no sistema imunológico.
4. Whey Protein
Por fim, mas não menos importante, temos o whey protein. Esse é um dos suplementos alimentares mais populares entre atletas e não atletas.
A composição do suplemento leva proteínas do soro do leite, que ajudam na recuperação e desenvolvimento muscular.
Conclusão
Então, gostou de saber mais sobre a dieta bodybuilding?
Neste conteúdo, vimos que esse tipo de alimentação é feita para a pessoa perder gordura e ganhar massa muscular.
Os fisiculturistas utilizam bastante esse tipo de alimentação. Quem é iniciante também pode adotar muito do que é feito na alimentação bodybuilding.
Mas, claro, desde que com todos os cuidados, como acompanhamento médico e nutricional.
Pegar dietas montadas já da internet pode não ser a melhor saída, já que cada pessoa possui um biotipo, necessidades e objetivos diferentes.
Então, todo o cuidado é pouco! Tudo vai refletir na sua saúde e qualidade de vida.
No mais, conte com os suplementos da Betta Suplementos e continue aqui no blog para saber mais dicas como essas!